Iniciação científica para graduandos

Ao longo da graduação, o estudante pode se dedicar a um estudo/pesquisa sob orientação de um docente ou profissional realizando pós-doutoramento. A esse trabalho se dá o nome de iniciação científica. Nela o estudante poderá aprender técnicas e métodos científicos por meio de atividades práticas e revisão da literatura científica.

Tudo começa com a seleção de um tema específico e preferencialmente inédito, seguido da elaboração de um plano de trabalho (projeto) e a execução do mesmo (em geral os projetos podem ser executados entre 6 meses e um ano).

O estudante pode, com o auxílio de seu orientador, buscar apoio junto a órgãos de fomento que ofereçam bolsas de iniciação científica para que possa desenvolver as atividades de forma remunerada. Para isso é necessário submeter um projeto à agências de fomento à pesquisa como FAPESP e CNPq. Os resultados dos trabalhos apoiados pelo CNPq deverão ser apresentados no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).

A iniciação científica na FMVZ-USP é uma oportunidade aberta para qualquer estudante matriculado seja na USP ou em outras instituições de ensino superior. A melhor forma de identificar uma oportunidade é contatando diretamente os docentes ou visitando as páginas dos laboratórios.

A Pró-Reitoria de Pesquisa administra o Programa Institucional de Bolsas do CNPq (PIBIC e PIBITI) no âmbito da USP.

Resolução CoPq nº 7.312, de 24 de fevereiro de 2017

Resolução CoPq nº 7.236, de 22 de julho de 2016